sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Regulando o ponto da overlock
Olá, em primeiro lugar gostaria de agradecer aos inúmeros comentários. Obrigada mesmo. Isso é legal porque temos certeza que as nossas experiências estão sendo úteis para outras pessoas. Continuem comentando e, eu prometo, à proporção que eu for aprendendo, vou repassando.

Hoje vou responder a uma das perguntas que surgiram nos comentários:

"Oi Sandra, muito obrigada pelo que vc fez pelas iniciantes. Consegui colocar a linha, depois de meses com a maquina parada. Agora so falta aprender a regular o ponto." - Margarete - Curitiba

"Oi Sandra!!!! Caraca, nem te conto, imprimi tudo hoje de manha e fui a maquina,hehehe, Pois bem, consegui, deu tudo certo!!! Graças a vc!!! Só tem um probleminha agora, não sei regular os pontos, será que seria abuso vc me ensinar aonde regulo os pontos, ou é tudo sempre do mesmo jeito??? Espero a sua reposta!!!! Um beijo grande e muito obrigada por me ajudar e ajudar a todos que tenham dificuldades. Beijos" Jane

Bem, essas foram algumas das pessoas que pediram ajuda sobre esse tema. Eu queria dizer que o que eu vou postar agora é puro e simplesmente fruto de minhas experiências, mas deu certo comigo e espero que vocês também consigam. Repito: não é nenhum manual de instrução.

Beleza, feitas as devidas ressalvas, vamos lá:

Antes, para trocar as linhas, não precisamos fazer todo aquele processo de passar a linha (se não souber passar as linhas, clique aqui)... basta cortar-las, deixando pedaços grandes e fazer um nó, com a nova cor de linha:






No caso da linha reta, deve-se puxá-la com a pinça, passando pelo tensor até chegar a agulha, ai, você corta o nó e passa a linha na agulha com o auxilio da pinça. Vejam as imagens:




Agora os passos para os ajustes no tensor:

1 - Conforme vocês viram nas imagens, o melhor pra se fazer é colocar uma linha de cada cor, assim você pode saber qual a linha que não está ajustada corretamento. Vejam que eu troquei as linhas para cores diferentes, assim tenho o controle;

2 - Agora, você faz um teste e vai perceber qual a linha que está com folga/aperto, e vai ajustar cada uma no seu devido tensor. Coloquei três fotos dos tensores para você saber quem é quem. Conforme você pode ver, tem um ajuste em cada um dos tensores, por ali você vai folgar/apertar até que a respectiva linha fique corretamente ajustada. Eu queria também dizer que, dependendo do tecido, poderá haver necessidade de um ajuste em uma das linhas, muito raro, mas acontece. Às vezes, também o problema não está na tensão e sim no tecido. Com um tecido fino (seda, por exemplo), é necessário que depois de overlocar, você dê uma esticada no tecido. Agora veja as imagens abaixo, cada um dos tensores, respectivamente:



3 - Agora, eu fiz uma costura com o ajuste ideal. Veja as imagens. A costura final tem que ficar igual ou bem próximo a isso:



*Outra dica: é sempre bom observar o cone, se ele está bem colocado, se a linha/fio, não está presa ou agarrando em alguma coisa, pois, às vezes, o ponto começa a ficar muito apertado como se estivesse franzindo e o problema não está na tensão, e sim, na linha que se prendeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário